Cavidade bucal x Inflamação na garganta
Para pensar nessa relação, temos que entender que a boca é a porta de entrada para diversos microorganismos (vírus, bactérias, fungos), substâncias tóxicas, poluentes, para tudo que ingerimos e, por isso, é a porta de entrada para diversas doenças.
A boca tem comunicação direta com as vias respiratórias, as quais abrangem a cavidade orofaríngea, incluindo as amígdalas (tonsilas palatinas) e a faringe.
Tanto a boca quanto a cavidade orofaríngea não são estéreis, são colonizadas por muitos microrganismos, apresentando bactérias que fazem parte da flora (ambiente) normal desses locais. Através das mudanças bruscas de temperatura; mudanças na imunidade; do uso inapropriado de antibióticos – que, se usados constantemente podem induzir a seleção de bactérias resistentes; da invasão de vírus e bactérias do meio exterior; pode ocorrer alteração da flora local, causando o seu desequilibrio e possivelmente, desencadeando uma infecção. Essa infecção nas amígdalas e/ou faringe leva a inflamação da mucosa local, provocando a dor, hipertrofia (aumento), vermelhidão, dificuldade na deglutição e, muitas vezes, o recobrimento da mucosa por uma secreção amarelada ou branca-acinzentada (o exsudato purulento).
Abaixo, alguns cuidados para evitar a inflamação na garganta:
• Evitar compartilhar talheres ou copos com outras pessoas;
• Não compartilhar a escova de dente;
• Não deixar que seu nariz ou boca toquem telefones ou bebebouros públicos;
• Evitar contato próximo de pessoas que estejam com dor de garganta;
• Evitar o contato com o cigarro (produz toxinas que podem irritar a mucosa);
• Evitar bebidas geladas;
• Evitar respirar ar muito poluído.
Imagens: Cavidade orofaríngea inflamada: vermelhidão, vasos dilatados, hipertrofia do tecido, e, na segunda imagem, formação do exsudato purulento.
Fonte: //3.bp.blogspot.com
Obs: É importante comentar que a pericoronarite – condição inflamatória dos tecidos moles pericoronários que acomete principalmente os terceiros molares inferiores - pode apresentar quadros de tonsilites recorrentes.
Fonte: http://www.medicoassistente.com/modules/smartsection/makep
df.php?itemid=141
**
Gente, espero que gostem do blog e aceito críticas, idéias e sugestões de vocês para os próximos posts...
Jéssica Mendes.
8 comentários:
Parabéns...seu blog ficou massa, amiga! =)
Aiiiiiii! Que tudoo, adori, ua cara de dentista, a cor do blog ominou, amei tudo, posta técnicas de escovação, pra ver se eu tofazendo certo, hehehe, e comoescolher pasta de dentes, o que que eu posso usar pra melhorar o h´lito na hora do beijo,rs, muito importante isso!
Isso ai amiga, tem que estar inovando e atuaizando, amei mesmo! Prabéns!
Jéu parabéns pela iniciativa do blog,"show de bola"... sucesso viu... bjaumm
Ótimaaaaa iniciativa, huehuehue
Bombou demaaaaais! :p
Como sua amiga falou, posta as regrinhas básicas p/ uma boa escovação, uso do fio dental, e talz. =)
Beeijoo!
Jéu parabéns pela iniciativa do blog,"show de bola"... tô torcendo pelo sucesso do mesmo... bjaumm
muito interessante o blog jéssica,parabéns. Vc vai ser minha dentista.
Bjo
Parabennss!!!!
O blog tah ótimo!!!
bjaum!!!
Jéssica gostaria d t v abordando sobre mau hálito, principalmente soluções!!!!!!!!!
Parabéns!!!!!!!!
Postar um comentário